Se você está pensando em iniciar uma obra, o profissional mais adequado para executar um projeto é o arquiteto. Enfim, depois de anos estudando. os arquitetos estão qualificados para elaborar uma planta junto a uma importante experiência: a localização de uma construção no terreno em relação ao sol, isto é, a direção solar.
Desconsiderar ou descuidar a importância do sol no projeto é esperar para que os problemas apareçam no futuro. Parece simples, mas é imprescindível no momento do projeto.
Trabalhar em equilíbrio com a luminosidade solar influencia em vários aspectos como , conforto, sustentabilidade, duração de estruturas e móveis em geral.
Todo e qualquer projeto feito pelo arquiteto precisa estar apropriado, dentro do possível, para alcançar os excelentes resultados com relação ao sol. Em vista disso, o sol é o elemento que vai definir a distribuição dos ambientes da casa, das aberturas, dos elementos de proteção solar, e até mesmo, da disposição das placas solares.
De forma resumida contratar o serviço de um arquiteto não difere muito do que costumamos levar em conta quando fechamos qualquer negócio. Em uma pesquisa aprofundada, busque por referências e histórico profissional, serviços já realizados, indicações de amigos ou familiares. Tudo isso conta e faz uma grande diferença.
A chave para o sucesso do projeto é o relacionamento
Porém é necessário ir além. No momento que você contratar o profissional, não esqueça que você vai conviver com ele diariamente, então a empatia é um fator fundamental.
Os valores cobrados são tão importantes quanto afinidade, pois vocês terão reuniões e conversas seguidas sobre conceitos e resultados desejados.
Outro fator considerável, observe se o escritório de arquitetura preza pela preservação de um equilíbrio entre natureza e bem-estar.
Sendo assim, o arquiteto com certeza valoriza a qualidade de vida dos clientes, fazendo uso de materiais que não danifiquem o meio ambiente.
COMO CONSTRUIR UMA CASA PEQUENA : Dicas pra você construir sua mini casa.
COMO CONSTRUIR UMA CASA DO FUTURO: Tendências do futuro pra morar hoje.
COMO CONSTRUIR UAM CASA PERFEITA: Casa magnífica, o que fazer pra ter uma
Não leve em consideração ao estilo que o arquiteto parece aplicar em suas obras, isso não o define, mas sim sua determinação e decisões profissionais.
Os projetos do arquiteto podem ser diferentes, ele pode agir conforme sua intenção, criar soluções com diversos materiais e trabalhar com diferentes estilos como: contemporâneo, rústico, moderno, clássico etc...sem se prender a um estilo.
COMO CONSTRUIR UMA CASA PEQUENA : Dicas pra você construir sua mini casa.
COMO CONSTRUIR UMA CASA DO FUTURO: Tendências do futuro pra morar hoje.
COMO CONSTRUIR UAM CASA PERFEITA: Casa magnífica, o que fazer pra ter uma
Alguns cuidados essenciais na hora de contratar seu arquiteto (a):
- peça indicações a amigos, colegas ou familiares: leve em consideração as indicações dadas a você. Analise e faça uma lista com o nome dos arquitetos recomendados e veja qual deles mais se identifica com você, ou seja, o que corresponde o seu objetivo. Pesquise o estilo, escreva os detalhes que os amigos ou familiares passaram e analise cada uma das questões;
- analise os trabalhos anteriores: tire um tempo e visite os trabalhos feitos pelo arquiteto antes de contratá-lo. Faça isso no início, pois assim você já é capaz de saber se o profissional tem o perfil que você deseja para construir seu imóvel. Evite desgaste e avalie o quanto antes o profissional;
- confira o registro: você precisa se certificar se o profissional que você pretende contratar está cadastrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e não mais no CREA, os arquitetos criaram um conselho próprio. Só confirme se o profissional que você quer contratar está corretamente cadastrado;
- pesquise pelo nome do arquiteto ou empresa na internet: a internet está disponível para nos ajudar, principalmente nas nossas escolhas. Se você quer pesquisar sobre o seu arquiteto, empresa que ele representa, você encontrará depoimentos, históricos e informações interessantes para agregar ou diminuir a segurança na contratação;
- faça orçamentos: se você pesquisar três orçamentos já está excelente. Fazendo isso você terá uma noção dos valores cobrados no mercado e pode decidir qual dos profissionais vale mais em conta em termos financeiros. Peça uma reunião com os profissionais não para falar apenas de orçamentos, mas também, que deixe bem especificado a forma de trabalho de cada um e os métodos usados por eles;
"Encontre abaixo a lista de custo pra construir a casa térrea de 4 quartos "AC208".
Planta Baixa: Planta térrea com piscina "AC208"
1 quarto (suíte)
1 closet
3 quartos (casal)
banheiro social
sala estar
sala jantar
cozinha com bancada
garagem coberta
pé direito estendido
escritório
área de serviço
depósito
lavabo
área gourmet
piscina
- converse sobre honorários e metodologia de trabalho: para que não haja contratempos mais adiante, converse sobre os honorários e a forma como cada arquiteto procede no trabalho, assim você pode analisar se está dentro das suas perspectivas e do seu orçamento. Alguns arquitetos fazem o projeto, acompanham e supervisionam.
Outros contratam até a mão de obra e acompanham cada detalhe do procedimento. Verifique com ele a disponibilidade de horários para ligar e tirar dúvidas ou até mesmo mandar mensagens. Parece desnecessário, mas são esses pequenos detalhes que fazem muita diferença na hora de fechar o negócio. Esclareça tudo antes de começar, e caso não esteja dentro das suas condições, tente negociar com o arquiteto, ele com certeza será compreensivo e dará a você condições para negociação;
- formalize o que foi acordado: o contrato de prestação de serviços é a garantia que você tem de oficializar e legalizar tudo o que foi combinado entre você e o seu arquiteto. Leia atentamente o contrato antes de assinar, confira se tudo que vocês combinam está explicado em detalhes no documento. Se você tem dúvidas, peça para um advogado ler o contrato antes de você assinar, ou se tem alguma brecha que possa vir causar aborrecimentos futuros para você. Cuidar de cada particularidade é um direito seu, e preserva você e o arquiteto de más interpretações e desentendimentos;
verifique os procedimentos burocráticos: você pode ficar tranquilo que estes encargos ficam por conta do arquiteto, providenciar a documentação para licenciamento da obra, e feita essa etapa, levar na prefeitura os documentos requisitados. Pergunte para o arquiteto os detalhes no seu desempenho no pré e pós obra. Outro fator importante, veja as taxas que precisam ser pagas para a liberação dos documentos, evitando que os valores sejam altos e você não está prevenida.
Essas são apenas algumas dicas antes de você iniciar qualquer tipo de construção. Apesar de ser responsabilidade do arquiteto, é indispensável você estar atento e acompanhar de perto e garantir se tudo foi executado com sucesso e está dentro do combinado, antes de começar os trabalhos.
Detalhes básicos da planta térrea: Planta de 4 quartos (AC208)
TERRENO MÍNIMO: 18m X 36,00m.
Receba no seu e-mail:
Planta baixa com dimensões;
Planta baixa com áreas dos ambientes;
Planta baixa com nomes dos ambientes;
Planta baixa com dimensões dos cômodos;
Planta baixa com disposição dos móveis;
Planta baixa com disposição de peças sanitárias;
Planta baixa com representação de pisos;
Quadro de áreas construídas totais;
Quadro de todas as janelas.
Comments