Comece a reforma do seu banheiro só depois de responder essas 3 perguntas
- Planta Completa
- 24 de jul. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2023
Renovar seu banheiro não tem que se transformar em uma enorme dor de cabeça. Aqui você vai encontrar dicas fáceis para colocar os pés no chão no momento de executar a sua obra de reforma.
Você pode economizar tempo e dinheiro simplesmente seguindo com dicas simples ao renovar seu banheiro. Essas super dicas vão fazer você economizar muito dinheiro na sua obra de reforma.

Confie em mim, eu conheço a sensação. E muitos outros também. É por isso que toda vez que proprietários me dizem que estão prestes a reformar seus banheiros, eu conto minhas experiências e pesadelos.
Eu já vi muita gente iniciar a reforma, que no início pareciam uma boa ideia no papel, mas na prática veio a se transformar em um dinheiro gigantesco gasto, muito além do que eles tinham planejado.
Perguntas secretas sobre a reforma do banheiro
Veja algumas perguntas simples que você deve saber responder quando o assunto é reforma do seu banheiro.
Se você responder com facilidade a essas simples perguntas, você estará apto para dar início a reforma do seu banheiro com total tranquilidade em relação ao orçamento, gastando pouco e deixando esse ambiente fundamental da casa do jeitinho que você sempre sonhou.
Vem dar uma olhada nas dicas que separamos pra você. Antes de começar a reforma de seu banheiro, é necessário que você responda a essas 3 perguntas que faremos abaixo.
Quanto dinheiro você tem para reformar o seu banheiro?
Esta é obviamente a pergunta mais importante que você precisa responder antes de pensar na reforma do seu banheiro. Antes de iniciar qualquer obra, é necessário que você saiba muito bem qual será seu orçamento para que você não acabe gastando mais do que deveria.

Este é um erro comum entre a maioria dos proprietários que pensam em reformar, já que muitas pessoas começam uma reforma e percebem que os custos estão crescendo além de suas expectativas.
Certifique-se de ter uma estimativa precisa de todas as despesas, desde as mais simples até as mais complexas, tais como materiais e aparelhos, mão-de-obra, custos de envio, entre outras.
Se possível, deixe uma margem para contratempos inesperados durante a obra, para você não se meter em problemas e dores de cabeça, tenha sempre uma reserva.
Saber quanto você tem para as obras do seu banheiro, lhe dará uma ideia do tipo de melhorias a serem contempladas e até mesmo que padrão de acabamento escolher.
Em outras palavras, o sucesso de sua obra de reforma se resume ao planejamento que você vai adotar antes mesmo de começar.

Não seja como aquelas pessoas que começam a reforma da casa por impulso, gastam o que não têm e quando se dão conta, estão tendo que vender a casa para pagar as dívidas da reforma.
Se você tem muito dinheiro reservado para a obra em questão, então você pode gastá-lo da forma mais arrojada possível e não terá limitação de escolhas de materiais de construção e de acabamentos. Nesse contexto você vai poder usar tudo de bom e do melhor.
Mas se você não tiver um dinheirinho sobrando precisa ser mais contido, mas não se preocupe, porque ainda assim você vai conseguir dar início às suas obras de reforma e escolher usar materiais de construção econômicos para a sua construção. Você pode reformar seu banheiro adotando técnicas de baixo custo por exemplo.
Quantas pessoas vão usar o banheiro no dia a dia da casa?
Um banheiro acaba sendo um ótimo espaço para um pequeno retiro pessoal para relaxar depois de um longo dia de trabalho. Tendo mais gente em casa, o seu banheiro vai ser muito mais solicitado e aí começam os problemas.

É pertinente saber o número de pessoas que farão o uso cotidiano do banheiro ao considerar a sua obra de reforma, para que você saiba o que incluir para que seja confortável para mais de uma pessoa fazer uso de banheiro ao longo do dia.
Se for apenas uma pessoa que fará o uso do banheiro na casa, então não haverá muita necessidade de ter uma área separada para banho e outra só para o uso do vaso sanitário.
Nessa altura, as novas necessidades na casa pós reforma, já devem estar totalmente listadas e definidas uma vez que, aumentando o número de moradores, a necessidade de uso aumenta e consequentemente você precisará calcular o volume de água a ser armazenado para suprir o uso geral dos moradores.
Você não pode de forma alguma desprezar as eventuais falhas de abastecimento na rede pública. Você deverá ficar atento às estimativas de dias que o imóvel poderá vir a ficar sem abastecimento de água para ajudar no cálculo de água a ser armazenada na sua caixa d’água.

Em média, uma caixa de 1000 litros de água é indicada para uma família de até três membros. Esse volume de água consegue suprir aproximadamente até dois dias de desabastecimento.
Esses números podem variar muito de acordo com o consumo médio de família para família. Classes economicamente mais elevadas, tendem a gastar muito mais água no dia a dia.
O projeto hidrossanitário serve também para calcular essa demanda de consumo e estipular o tamanho do reservatório. Um profissional aqui é extremamente necessário.
Que parte da reforma do banheiro você mesmo pode fazer?
É bom economizar algum dinheiro e considerar pontos da reforma do banheiro que você pode fazer sozinho caso tenha tempo e habilidade. Não é necessariamente toda a parte da obra que você tem que pedir ajuda profissional, mas o ideal é que assim seja.

Não tendo muita opção, você pode se ocupar de pequenas tarefas nessa reforma, mas não devem incluir atividades perigosas ou difíceis como troca da fiação, canalização, estruturas e outros aspectos que deverão ser executados apenas sob supervisão profissional, da qual você deverá contratar e pagar por ela.
Atenção: Essas 3 perguntas, quando bem respondidas, o ajudarão a economizar dinheiro na hora de reformar o seu banheiro.
Não responder adequadamente essas perguntas, pode acabar fazendo com que você gaste muito mais dinheiro do que previsto na reforma de seu banheiro, ou até mesmo que venha a colocar sua vida em risco.

Inicie a sua reforma do banheiro com os pés no chão, cuidando de cada ponto na devida importância. Lembre-se que o bom planejamento vai fazer você ter paz de espírito e tranquilidade sempre.
Se você chego até aqui, e ainda ficou com algumas dúvidas, é hora de deixar seus comentários abaixo que teremos o maior prazer em responder.
Feliz Casa Nova!
Comments