{ "data": [ { "action_source": "system_generated", "custom_data": { "event_source": "crm", "lead_event_source": "Your CRM" }, "event_name": "Lead", "event_time": 1673035686, "user_data": { "lead_id": 1234567890123456 } } ] }
top of page
Pacote Completo - Ebook 2.png

8 Maiores Erros de Quem Vai Reformar Casas para Vender (parte I)

Atualizado: 20 de jan. de 2023

Iniciar a reforma da casa não é tarefa fácil. Para a maioria dos mortais, tal atividade é o fim do mundo, pois representa grandes perdas, dor de cabeça e descontrole nas finanças. Se você também sofre desses males quando se fala em reforma da casa ou obra residencial, fique até o fim, pois essas dicas de hoje sobre a reforma de casas são especificamente pra você.


É possível realizar uma obra dos sonhos, sem sofrer grandes prejuízos. Quando falamos sem grandes prejuízos, estamos nos referindo a uma obra em que todas as etapas foram concluídas de maneira satisfatória, evitando erros grotescos que iriam fazer um rombo no seu bolso.


A reforma do seu banheiro não precisa se transformar em uma enorme dor de cabeça.
Reforma de de casas para vender

Comprando casas antigas a preço de banana para reformá-las e depois revendê-las a preço real valorizado de mercado, continua sendo uma das maneiras mais fáceis de obter grandes lucros no mercado imobiliário.


Se você vem trabalhando duro ao longo dos anos e já descobriu que fazendo o que tem feito, ou da maneira como tem feito, não vai virar o jogo e se tornar o próximo milionário de sua cidade, talvez seja a hora de pensar em migrar de área. E um desses setores, pode sim, ser o de reforma de casas para vender. Reformar casas para vender continua sendo uma das maneiras mais fáceis de lucrar com imóveis.


Infelizmente, as reformas de casas podem iludir você a pensar que se trata de um negócio de dinheiro e enriquecimento rápido. Aos poucos você vai perceber que não é tão simples assim e que não é meramente comprar uma casa velha, conservá-la e vendê-la para se tornar um milionário com a venda de imóveis.


A maioria dos investidores e construtores do setor imobiliário que quebraram com o negócio de reforma de casas para vender, relatam a forma que descobriram ao longo dos anos como as coisas podem sair do controle e dar tudo errado com muita facilidade. A seguir estão listados os 8 dos maiores erros que você pode cometer ao reformar casas para vender. Como descobrimos esses erros? Sim, conversamos com 23 construtores e investidores nessa área e todos eles, sem exceção, já cometeram esses erros.



ERRO 1: NÃO COMETA ESTE E ENRIQUEÇA RÁPIDO


Embora agregar valor ao imóvel possa aumentar rapidamente seu patrimônio, não se trata de algo milagroso, nem um esquema de enriquecimento rápido. Esse tipo de empreitada é um negócio e requer tempo, dedicação e esforço. Qualquer resultado que você alcançar, estará inteiramente refletido no seu comprometimento com esses pilares.


ERRO 2: FALTA DE PESQUISA EXTENSA


O que aprendemos com a experiência de construtores é que a pintura da casa é 80% de preparação e 20% de aplicação. Esta mesma regra se aplica à compra e reforma de imóveis de modo geral. 80% por cento do seu tempo deverá ser gasto localizando o imóvel a ser comprando para a reforma e revenda. Nesse caso, sua preparação será pesquisa, visualização, negociação e mais pesquisa novamente.


ERRO 3: ACUMULAR TODO O TRABALHO PARA ECONOMIZAR DINHEIRO


Como construtores e investidores, podemos facilmente nos convencer a fazer o trabalho duro e economizar algumas moedas. Essa linha de pensamento é perigosa em dois níveis principais:

Em primeiro lugar, se o seu imóvel está localizado em alguma cidade do interior, fique esperto, pois só esse fato pode afetar significativamente seu preço final de revenda. A experiência vem ensinando aos investidores uma lição muito importante: se você não é bom em reformas residenciais ou construção de casas, pague um especialista para fazê-lo sem demora.



O segundo perigo se refere ao custo de oportunidade. É uma economia “porca” pensar em economizar 150 reais, fazendo você mesmo algum trabalho que poderia ser feito por um profissional, sendo que sua hora de trabalho é muito mais cara e valiosa. Pense nisso!

Quadro de conteúdo:

Erro 1: Não cometa esse erro e enriqueça rápido

Erro 2: Falta de pesquisa extensa

 

ERRO 4: FLUXO DE CAIXA INSUFICIENTE


Como em qualquer empreendimento da vida real, o fluxo de caixa é quem manda no jogo. Não adianta ter um lucro líquido previsto de R$70 mil na manga se você não pode pagar suas contas atuais. A menos que você tenha reservas de dinheiro suficientes, recomendamos que você faça previamente uma grana extra e coloque um dinheiro de reserva em caixa antes de sair correndo e largar o seu atual emprego.


ERRO 5: TENHA CARTAS NA MANGA


Ainda que tudo saia conforme o planejado, haverá momentos em que, apesar de todo o seu esforço, planejamento e dedicação, a casa reformada não venderá nem por raça. Forças externas que estão fora do seu controle aparecem de tempos em tempos. Esteja muito bem preparado para isso com saídas que joguem a seu favor.


E há duas coisas importantes que você deve considerar:


Primeiro, nunca entre em uma empreitada se você não puder arcar com custos extras e imprevistos. Em segundo lugar, não será algo desonroso manter uma casa que não vende em mãos. Se a residência reformada não for aceita de imediato pelo mercado naquele momento específico, como saída, alugue a casa por doze meses e minimize o seu prejuízo.


ERRO 6: QUERER ACELERAR O PROCESSO


Muitos investidores ou construtores que reformam casas para vender, sempre têm uma data certa prevista em mente para terminar a obra, às vezes prazos apertados, sem sequer deixar um tempinho a mais, caso as coisas saiam do controle.


O processo da reforma da casa normalmente acaba levando mais tempo do que o previsto no planejamento do empreendimento. Além disso, frequentemente qualquer ação que interfira no planejamento inicial, demora muito tempo para ser absorvida e compromete a tomada de decisões para correção.



Sugerimos conversar com especialistas o quanto antes para entender melhor os prazos envolvidos e planejar com muito mais tempo a tomada de decisões. Uma boa regra é acrescentar 10% a mais de tempo do que o previsto originalmente.

ERRO 7: PERDENDO O FOCO E SAINDO DO CONTROLE


Se a reforma da casa envolve quebra de paredes, novas aberturas, aumento do número de quartos, reconstrução de fundações, aumento da área da cobertura, etc., pense como essas ações vão afetar diretamente todo o seu planejamento para evitar assim cometer erros potencialmente caros.


Um bom planejamento significa que a reforma da casa pode ser dividida em fases, o que também é mais fácil de enquadrar no orçamento. O planejamento é um guia que vai lhe direcionando, passo a passo. Este mês você avança com as áreas íntimas da casa, no mês que vem você avança com as áreas sociais e enquanto isso, você já mexeu em toda a canalização, deixando tudo no seu devido lugar e já definiu como será a parte elétrica, portanto você nunca perderá tempo com retrabalhos.


Normalmente a reforma do banheiro pode trazer incertezas nos gastos e vir a deixar o seu orçamento bem mais caro do que planejado.
Reforma de casas e apartamento

ERRO 8: IGNORANDO AS PROPORÇÕES


Durante as obras da reforma da casa, os construtores e investidores costumam focar apenas nos resultados, sem considerar como os pequenos ajustes e desvios vão alterar o cronograma e o orçamento final. Você precisa respeitar todas as proporções do projeto inicial. Você pode querer acrescentar ou aumentar a área da suíte sem justificativa racional, sem ao menos perceber se esse ajuste é ou não adequado para a estrutura funcional da casa. Só nessa brincadeira você pode tomar um prejuízo milionário.



Manter um olho nas dimensões, ou na relação entre os elementos que fazem parte do espaço com o restante da casa, tamanho das janelas, portas e alturas do teto, ajudam na formação de um panorama geral, ao final das contas, é bom você descobrir o que está fora do lugar ainda nos estágios iniciais.


E aí? Já pensou ou já começou a apostar nessa área? Já cometeu algum desses erros?


Se você chegou até aqui e ainda ficou com algumas dúvidas, é hora de deixar seus comentários abaixo que teremos o maior prazer em responder.


Feliz reforma!

Comments


Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Cadastro Confirmado - Obrigado(a)!

bottom of page